domingo, 20 de agosto de 2023

Espanha derrota Inglaterra para conquistar sua primeira Copa feminina

 

Foto: Internet
Ouvir áudio:

.. .


A Copa do Mundo de futebol feminino tem uma nova campeã, a Espanha, que derrotou a Inglaterra na final por 1 a 0, na manhã deste domingo (20) no Estádio Austrália, em Sidney, para conquistar o título da competição pela primeira vez na história. A equipe ibérica alcança o feito na terceira Copa de sua história.

A Espanha estreou em Copas femininas apenas em 2015, no Canadá. Naquela ocasião caiu no mesmo grupo do Brasil e terminou em último lugar na chave, atrás também da Coreia do Sul e da Costa Rica. Em 2019, na França, conseguiu avançar às oitavas, onde parou nos Estados Unidos, que acabaram vencendo a competição.

Com o título deste domingo, a seleção espanhola entrou para o seleto grupo de campeãs mundiais no futebol feminino, encabeçado pelos Estados Unidos (quatro títulos) e que ainda tem Alemanha (dois), Japão e Noruega (um cada). Além disso, a Espanha se igualou aos germânicos, únicos, até então, a levantarem a taça da Copa do Mundo entre homens e mulheres.

sábado, 19 de agosto de 2023

G20: ministra da Saúde defende cooperação para enfrentar pandemias

Foto: Walterson Rosa/MS


Ouvir áudio:

...


A ministra da Saúde, Nísia Trindade, defendeu a cooperação internacional e tecnologias em saúde para o enfrentamento de futuras pandemias na Reunião de Ministros da Saúde do Grupo dos 20 (G20). O encontro ocorreu nesta sexta-feira (18) e sábado (19), em Gandhinagar, na Índia.

A partir do ano que vem, o Brasil assume a presidência do G20 - grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo e a União Europeia. O evento marca a retomada do protagonismo brasileiro nos debates que envolvem questões globais de saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, para Nísia Trindade o sucesso no enfrentamento de futuras pandemias vai depender do nível de interação entre os países e da capacidade de eles se integrarem para aumentar a resiliência dos sistemas nacionais de saúde.

A ministra também enfatizou, segundo o ministério, a necessidade de fortalecimento das capacidades nacionais de vigilância e de resposta à resistência antimicrobiana, além da importância de garantir a produção, o fornecimento e o acesso universal a produtos de baixo custo.

Na sexta-feira, a ministra também participou de cúpula para debater a medicina tradicional. Na oportunidade, mencionou a Resolução sobre a Saúde dos Povos Indígenas, proposta pelo Brasil e adotada por consenso na última Assembleia Mundial da Saúde.

O documento inclui a saúde dos povos originários como uma questão prioritária na pauta da Organização Mundial de Saúde (OMS), no sentido de avançar em sistemas que promovam ações específicas para essa população.

Agência Brasil

Brasil aprova documento do G20 sobre economia digital

Ouvir áudio:

..


Os países membros do G20 aprovaram, neste sábado (19), na Índia, um documento sobre economia digital. Durante reunião anual do grupo, foram acordados temas sobre infraestrutura digital pública, segurança na economia digital e habilidades digitais.

O Brasil foi representado pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho. O ministro destacou as medidas implantadas pelo país nas áreas prioritárias definidas pelo grupo, como o Pix e a identidade digital para acessar os serviços digitais disponíveis no Portal Gov, plataforma que alcança 150 milhões de pessoas e oferece diversos serviços públicos eletrônicos.

O ministro também citou os esforços do governo federal para levar internet para 140 mil escolas públicas do país.

"A qualificação de professores e a disponibilização de material didático específico em plataformas digitais são objeto de um esforço coordenado de governo", declarou.

A reunião anual de ministros da economia digital do G20 ocorre desde 2017. Neste ano, a Índia ocupa a presidência dos trabalhos.

Agência Brasil

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,91% ao mês


Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão menos nas futuras operações de crédito consignado. Por 14 votos a 1, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou nesta quinta-feira (17) o novo limite de juros de 1,91% ao mês para essas operações.

O novo teto é 0,06 ponto percentual menor que o antigo limite, de 1,97% ao mês, nível que vigorava desde março. O teto dos juros para o cartão de crédito consignado caiu de 2,89% para 2,83% ao mês. Propostas pelo próprio governo, as medidas entram em vigor assim que a instrução normativa for publicada no Diário Oficial da União.

A justificativa para a redução foi o corte de 0,5 ponto percentual na Taxa Selic (juros básicos da economia). No início do mês, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu os juros básicos de 13,75% para 13,25% ao ano.

Durante a reunião, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse que a pasta pretende propor novas reduções no teto do consignado à medida que a Selic cair. As mudanças têm de ser aprovadas pelo CNPS. Ele também disse que os bancos oficiais cobram taxas menores que o novo teto de 1,91% ao mês. O Banco do Brasil cobra 1,77% ao mês. A Caixa, 1,7% ao mês.

Apenas o representante da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) votou contra. A entidade pediu que a votação fosse adiada porque a oferta de crédito consignado está encolhendo, mas a reivindicação não foi aceita.

Agência Brasil

Governo inicia fase de testes do FGTS Digital


O Ministério do Trabalho e Emprego inicia neste sábado (19) a fase de testes do sistema FGTS Digital, que vai substituir o atual envio de informações do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço dos empregados pelas empresas, atualmente realizado pelo sistema Conectividade Social/Caixa. 

Em nota, a pasta informou que a implementação do FGTS Digital - prevista para janeiro de 2024 - vai representar avanços no processo de cumprimento da obrigação do FGTS. Pelo atual sistema, o empregador gasta cerca de 34 horas/mês para o preenchimento. A expectativa é reduzir para 25 horas com o uso do FGTS Digital, que vai utilizar dados do eSocial. 

Entre os principais benefícios citados pelo ministério estão a eliminação de burocracia e custos adicionais, a diminuição de custos e a digitalização dos serviços, com agilidade e automatização dos procedimentos. 

Agência Brasil

América espera 20 mil torcedores para último jogo do ano em casa

Foto: internet

Nesta segunda-feira, 21, o América e a torcida do clube se encontram pela última vez em casa neste ano. O clube encara a Aparecidense pela penúltima rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, precisa vencer para garantir a permanência na divisão e contará com um bom número de torcedores. A meta do clube é receber pelo menos 20 mil pessoas, na Arena das Dunas. Cerca de 12 mil ingressos já tinham sido comercializados até a última quinta-feira 17.

Camilo Santana e Waldez Góes virão ao RN na próxima semana

Governadora Fátima Bezerra e Ministro da Educação, Camilo Santan. Foto: Reprodução/Twitter

A governadora Fátima Bezerra (PT) confirmou que o ministro da Educação, Camilo Santana, virá ao Rio Grande do Norte na próxima segunda-feira 21.

Ela e o ministro farão uma inspeção às obras do Iern Natal – a escola de ensino profissionalizante que o governo está construindo no bairro do Bom Pastor, na Zona Oeste da capital potiguar.

Além de visitar o Iern, segundo Fátima Bezerra, o ministro da Educação vai lançar no Estado alguns programas: Criança Alfabetizada, Escola em Tempo Integral e o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica.

A visita de Camilo Santana ao RN já tinha sido anunciada no último dia 31 de julho, quando a governadora esteve em Brasília para o lançamento do programa de ampliação da oferta de ensino em tempo integral.

Além de Camilo Santana, também visitará o Estado o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Ele também chegará na segunda-feira.

À noite, o ministro participa da abertura da 25ª edição do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), no Centro de Convenções.

Além disso, ele vai assinar dois importantes documentos para a gestão de águas no RN. Um é o Termo de Adesão ao Pacto pela Governança da Água, um acordo nacional proposto pela Agência Nacional das Águas (ANA).

O outro é o convênio para Elaboração de estudos e projetos estratégicos visando a segurança hídrica do RN a partir do Programa de Integração de Águas do Rio São Francisco – PISF.

Na terça-feira 22, Waldez Góes visitará as obras da Barragem de Oiticica, Passagem de Traíras e Projeto Seridó. As obras preveem segurança hídrica para moradores do interior do Estado e estão incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Agora RN